domingo, 23 de dezembro de 2012

ESPECIAL "Campeões de 2012": Samantha Jade (X Factor Austrália)

Samantha Jade - The X Factor OZ 2012
É fato que o The X Factor Austrália foi a melhor das franquias em 2012, afirmo isso por uma diversidade de fatores que vão dos candidatos selecionados, dos mentores afinados um com os outros, dos "lives" bem interessantes e, não menos importante, da campeã da atual edição.

Samantha Jade chegou no The X Factor OZ depois de já ter tentado uma carreira não bem sucedida nos EUA (já conhecia o trabalho de Samantha pelo single do filme "Set Up", mas depois disso nunca mais tinha ouvido falar dela e nem sabia que era Australiana) depois dessa tentativa frustada ela voltou para Perth, sua cidade natal, para trabalhar com o pai. Em entrevistas ela afirmou que optou em participar do The X Factor por que queria ter uma segunda chance na musica e tentar retomar a carreira.


AUDITION


Nas audições Samantha cantou "Breakeven" da banda irlandesa The Script, e conseguiu quatro "sim" dos jurados. Essa audição emocionou Guy Sebastian, que já a conhecia do meio musical australiano, quando Sammy saiu do palco o jurado caiu em lágrimas por saber que essa poderia ser a ultima tentativa de Samantha em voltar a ter um carreira musical.

O caso é que nessa fase houveram excelentes audições, entre elas destaco a de Bella Ferraro, fazendo com que Samantha fosse apenas mais uma dos vários bons candidatos que surgiram nessa edição. Eu mesmo havia gostado da audição dela, mas não foi marcante como as outras dessa fase.

SUPER BOOTCAMP


Nessa fase tive que ir no Youtube para rever essa apresentação de grupos, que não me lembro se passou durante o episodio do Super Bootcamp. O grupo cantou "No Air" de Jordin Sparks feat. Chris Brown. Como pode se notar Samantha sobrou nessa apresentação, caiu e um grupo sem grandes destaques e não foi difícil se sobressair perante os outros componentes. 

Samantha Jade (apesar de não parecer) foi selecionada no grupo do "Over's 25" junto com Danielle Blakey, Chris Cayzer, Justin Standley, Rob Vegas, Nathaniel Willemse.

HOME VISITS



Nessa fase, que na Austrália é chamada de "Home Visits" que é a mesma coisa de "Judge's House", começou a polêmica em cima de Sammy, visto que Guy Sebastian foi o mentor escolhido pelo programa para ser responsável pelo grupo "Over's 25". Muitos acusaram Guy de favorecer Samantha, mas o vídeo ai diz por si só que ela não precisava de nenhum tipo de favorecimento para seguir em frente no show.

Sammy encantou cantando Bleeding Love da diva Leona Lewis. Alicia Keys foi convidada de Guy e adorou a versão de Samantha, sendo assim, estava na cara de todos que ela deveria estar nos lives dessa temporada do The X Factor OZ.

LIVE SHOW 1: JUDGE CHOICE


Na primeira performance ao vivo, Samantha Jade cantou "Wide Awake" da Katy Perry e foi apenas "OK". Apesar de estar linda como sempre a musica não mostrou todo o potencial que a garota tinha. Principalmente por que ela ficou quase que imóvel em toda a apresentação, com um mega vestido branco no meio do palco (me lembrou o clipe "Hold It Against Me" da Britney Spears).

Resultado: Samantha começou a sua "via crucis" no The X Factor com o seu primeiro bottom. Ela concorreu contra o inseguro (porém safadinho) Adil Memon. Não sei se os jurados já sabiam que o Adil seria eliminado depois dessa semana por questões externas do reality em que ele e outro participante (Josh Brookes) se envolveram, mas devido as suas inseguranças ele foi o primeiro eliminado dando uma sobrevida a Samantha Jade.

LIVE SHOW 2: PARTY ALL NIGHT


tema da semana ajudou Sammy, foi a partir desta apresentação que o publico começou a perceber Samantha. Ela cantou "Freefallin" da cantora australiana Zoë Badwi e mandou muito bem, foi sem duvida uma das suas melhores apresentações durante o show. Com um ar futurista a apresentação ainda contou com coreografia e foi aplaudida pelo juri.

Guy tinha ficado assustado com o primeiro "bottom" de Sammy, mas com essa performance Samantha conseguiu virar o jogo e conseguiu se manter salva por mais uma semana, porém Guy quase perdeu um de seus "acts". Nathaniel Willemse foi ao bottom com a boyband What About Tonight, mas conseguiu manter na competição por mais uma semana.

LIVE SHOW 3: TOP 10 HITS


O tema da semana era o ideal para Samantha arrebentar como na semana anterior, mas a escolha da musica não foi das melhores. Ela cantou "Everytime" da Britney Spears e não impressionou os jurados (sempre achei essa uma das mais sem graça da Britoca). Cheguei a pensar que ela poderia ir novamente para o bottom, mas a Austrália perdoou o deslize e salvou Sammy para mais uma semana.

Dessa vez não teve jeito e Guy perdeu o seu primeiro act. O cowboy gay Justin Standley foi eliminado da competição pela diva soul Angel Tupai. Com dois candidatos Guy conseguiu focar muito bem em seus dois candidatos na semana seguinte.

LIVE SHOW 4: LEGENDS


Samantha cantou "Run to You" da Whitney Houston, que sem duvidas foi uma das melhores baladas que ela cantou durante sua trajetória no show.  Apesar de quase ter desaparecido no meio da fumaça foi uma apresentação onde Sammy mostrou todo seu potencial vocal. Mesmo depois da excelente performance os jurados começaram a cobrar dela uma postura mais edgy.

O resultado também foi muito bom e ela foi salva pela terceira semana seguinte, mas o potencial de Sammy ainda não havia sido totalmente explorado. Até esse quarto live Samantha ainda estava longe de ser a favorita dessa edição do The X Factor. Na Austrália muitos ainda não a aceitavam no show por ter tido uma amizade posterior a competição com Guy Sebastian e isso foi discutido inúmeras vezes nas redes sociais. Nesta semana foi eliminado o "zoiudo" Carmelo Munzone.

LIVE SHOW 5: '80s


Na semana em homenagem aos sucessos da década de 80, Samantha fez uma apresentação muito divertida de "You Can't Hurry Love" do Phil Collins. Apesar do visual e da coreografia Mel B achou que a apresentação foi muito brega jogando um balde de água fria nas expectativas de Guy e Sammy. Mel B cobrou uma postura mais edgy de Samantha na competição, pois era nisso que a jurada acreditava que seria o seu nicho ideal no decorrer do show.

As criticas de Mel B(itch) refletiu na votação do publico que mandou Sammy para o seu segundo bottom. Ela teve que enfrentar Angel Tupai para permanecer no programa, uma forte concorrente que também estava no seu segundo bottom. A decisão foi para o deadlock e para a surpresa de muito Angel foi eliminada da competição, deixando Sammy a árdua missão de se superar na semana seguinte.

LIVE SHOW 6: LATEST AND GREATEST


Essa foi a semana em que Samantha Jade virou o jogo e se firmou como uma forte candidata para vencer o programa. Ela cantou "Scream" do Usher e fez uma das melhores (senão a melhor) apresentação do The X Factor 2012. Foi aplaudida pelos jurados e fez com que Mel B, que tanto a criticou nas semanas anteriores, levantasse correndo para lhe dar um abraço.

Foi sem duvida uma grande surpresa essa apresentação e com direito a aprovação do publico que a salvou para mais uma semana. Foi a partir desse show que Sammy começou a investir em um repertorio mais Pop Dance, que foi sendo o estilo dela até a final. A surpresa da semana foi o bottom entre a favoritíssima Bella Ferraro e o grupo Fourtunate sendo esses últimos os eliminados da competição.

LIVE SHOW 7: MADE IN AUSTRÁLIA


Em mais uma semana inspirada Samantha apresentou "UFO" da banda australiana Sneaky Sound System. Foi sem duvidas mais uma das excelentes apresentações de Sammy, sendo muito divertido em ver todos os jurados balançando as cabeças curtindo a apresentação. Não conhecia a musica, mas curti tanto que fui atrás dela no Itunes para baixar e colocar na minha playlist.

Para surpresa de muitos Samantha foi pela terceira vez para o bottom, achei muito injusto visto a ótima apresentação do dia anterior. Acreditava que dessa vez iria me despedir da Sammy, principalmente por que ela estava indo no bottom contra o seu companheiro de grupo Nathaniel Willemse que vinha de uma sequencia de boas apresentações. No final houve mais um deadlock e para surpresa de muitos Nathaniel foi o eliminado, deixando Samantha como a ultima candidata do time dos "Over's 25".

LIVE SHOW 8: JUDGES' CHALLENGE


Com direito a narizinho vermelho, Sammy cantou "Stronger" da rainha dos realitys musicais (e deste blog) Kelly Clarkson. Nesse desafio onde os outros jurados escolhiam as musica para os candidatos, Natalie escolheu uma musica com uma pegada rock ou que deixou Samantha e Guy meio apreensivos, mas os dois resolveram colocar a musica mais a cara de Sammy em um estilo mais Pop Dance e deu certo.

O resultado do bottom da semana foi tenso, pois Sammy sabia se ela fosse novamente para mais um ela estaria fora do programa sem sobra de duvidas. O resultado foi o melhor possível, ela foi salva e ainda mandou para o bottom os queridinho do The Collective e a desengonçada da Shiane Hawke, sendo a ultima enfim eliminada com direito a destruir a musica "Wherever You Will Go" (cuidado com os ouvidos quando escutarem essa versão).

SEMIFINAL: POWER AND PASSION


Foi sem duvidas uma das apresentações mais cheias de personalidade em que Samantha fez durante todo o The X Factor. Sammy cantou "Heartless" do Kenye West na rodada "Passion" e teve o primeiro standing ovations dos jurados em todo o programa. Foi apartir dessa apresentação que Samantha começou a deixar de ser uma aposta certa de bottom para uma possível finalista do X Factor 2012.


Na rodada "Power", Samantha se apresentou com "Where Have You Been" da Rihanna e fez com o que nem a interprete original da musica consegue fazer ao vivo. Dançou, cantou e fez carão, sem perder o folego, sendo assim mais uma das suas maravilhosas apresentações no programa. Os outros jurados assumiram estar com medo de Sammy eliminar os seus candidatos restantes, visto a evolução absurda dela durante sua permanência no show.

Resultado: Samantha conseguiu ir para a final deixando dois favoritos no bottom, a linda Bella Ferraro e a boyband The Collective. A decisão foi para o deadlock e Bella foi eliminada deixando Natalie sem nenhum act na final do The X Factor. A questão é que nesse ponto do programa Samantha começou a ser cogitada como a favorita do título, mas tinha na frente o queridinho australiano Jason Owen e o grupo The Collective, mas muita coisa havia de acontecer na final.

GRAND FINAL: PART 1
AUDITION SONG



Samantha cantou "Breakeven" do The Script a musica que fez Guy Sebastian chorar durante as audições. O que é uma produção, hein.  Essa musica não me marcou nas auditions, mas nessa final Sammy cantou divinamente e lindíssima (pra não perder o costume). Sem duvidas ela ganhou o programa nessa musica.

LAST SHOT SONG


Nesta rodada ela cantou "Take a Bow" da Rihanna (mas imortalizado por Lea Michele =D). Confesso que não gostei da escolha para uma final. Foi bonito, mas me deu preguiça de ver a apresentação até o final. Porém Sammy usa as baladas para mostrar o seu potencial vocal que sem duvida é o seu grande trunfo nessa fase do The X Factor.

WINNER SINGLE


Tenho que dar os parabéns a versão australiana do The X Factor por saber escolher muito bem os seus winners single. Samantha cantou. o que viria a ser o top #1 charts do iTunes e ARIA australiano, "What You've Done To Me" uma musica pop dançante muito a ver com o estilo e trajetória de Samantha durante o X Factor 2012.

GRAND FINAL: PART 2


Na grande final do show os três finalista cantaram "I Can Only Imagine" do DJ David Guetta, com direito a videoclipe (muito bem produzido por sinal). Jason Owen não havia passado por nenhum bottom e era de longe favoritíssimo para o título. The Collective era a boyband que vinha de dois bottons consecutivos, mas tinha a torcida feminina a seu favor. Samantha Jade apesar de ter três bottons havia crescido e muito nas ultima semana e era considera a unica que poderia tirar o título de Jason do The X Factor 2012.

SONG OF THE SERIES


Com a confirmação da terceira posição do grupo The Collective, Samantha escolheu como sua ultima apresentação do show a musica "Scream" do Usher, que foi sem duvida um divisor de águas na sua participação no The X Factor. Nessa performance ela foi muito melhor que na primeira (lembram do escorregão? rsrsrs) e sem duvidas ela poderia até não ganhar, mas mostrou que tinha sim o tal "X Factor".

FINAL RESULT


Nada mais que justo, Samantha foi coroada como a vencedora da edição 2012 do The X Factor Austrália. Ela foi a candidata mais versátil e interessante deste ano e sua trajetória mostrou que mesmo sendo considerada uma candidata que já teve a sua chance no mercado, mostrou a todos que temos direito a segunda chance. Até hoje desconheço em qualquer um The X Factor alguém ter sido vencedor com três bottons nas costas isso faz com que Sammy seja acima de tudo uma lenda em todos as franquias.

Samantha enfrentou a desconfiança do publico apenas por ser amiga (distante por sinal) de um dos jurados, mas apesar do bombardeio de mensagens negativas nas redes sociais sempre se manteve humilde, tanto que todos os outros competidores eliminados davam declarações de que ela era uma ótima pessoa e super engraçada nos bastidores. 

Com o tempo os australianos foram percebendo um pouco mais da personalidade dela, sendo que Samantha não confiou apenas no carisma, mas entregou semana após semana grandes apresentações no programa, tanto que os jurados diziam que ela não parecia uma candidata, mas sim uma artista convidada tamanho o seu comprometimento a cada performance durante show.

Pra mim ela foi a vencedora do ano na franquia, Tate (XFUS) e James (XFUK) tem os seus valores, mas Samantha passou por muita desaprovação no inicio do programa o que provocou um reação surpreendente. E para quem acompanha reality musicais sabe o quanto é difícil uma mulher ganhar, principalmente quando ela é do segmento POP. 

E não foi somente Samantha Jade que fez com que essa edição fosse marcante, houve varios bons candidatos (alguns nem chegaram na fase dos lives) como Bella Ferraro, The Collective, Nathaniel Willemse, Jason Owen, Angel Tupai e Fourtunate. E os jurados estavam excelentes com direito a Mel B dançando "Gangnam Style" e a coroação de Guy Sebastian pelo segundo ano consecutivo como o mentor vencedor do The X Factor OZ.

Com o fim do programa Samantha Jade lançou o seu álbum com musicas apresentadas durante o The X Factor 2012 e lançou o clipe do seu winner single "What You've Done To Me":


Espero que tenham gostado desse especial (mesmo porque deu um trabalho da porra, rsrsrs), e semana que vem tem mais um especial. Agora, qual será o vencedor de 2012 a ter sua trajetória mostrada aqui no blog?  Comentem e fico no aguardo de sugestões.

4 comentários:

  1. Adorei o especial, parabéns. Sammy foi o que fez o X Factor Australia sambar nas outras edições mundiais, foi a única realmente que incorporou o espírito do programa e se reinventou cada semana, cresceu a cada live e conquistou o público. Não foi uma vitória que todos esperavam desde o começo (Tate x Carly, cof cof). Digníssima, merece todo sucesso do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi a primeira vez que acompanho 100% o The x factor e quando eu vi a Samantha subindo no palco do programa quase tive um treco, pois eu acompanhava a carreira dela desda primeira vez.
    Torci muito por ela e votei.
    Uma artista completa de carisma sem igual.
    Espero muito e muito sucesso dela por que ela merece.
    Parabens pelo seu trabalho.
    Gostei muito mesmo do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. adorei seu post! samantha definitivamente foi a melhor desse ano e uma das melhores das franquias. eu estou apaixonado por ela e nao paro de escutar o cd. apesar de regravacoes ela conseguiu deixar tudo com a cara dela. mal posso esperar pelo cd com as originais!! valew!

    ResponderExcluir
  4. Conheci a Samantha pela música Turn Around, amei, achei a voz dela linda e tímida :3. Fui atrás dela na Internet e vi que não tinha se solidificado no mercado. Como sempre foi complicado saber mais dela. Passei tempos ouvindo somente Turn Around, até que ouvi WYDTM e disse, não "acredito, ela tá de volta!!!" Fiquei sabendo do Xfactor e que ela tinha vencido, fiquei muito feliz e hoje acompanho os lançamentos dos singles, (Firestarter por sinal é o meu favorito depois do velho e ótimo Turn Around), dela e aguardo ansiosamente pelo álbum dela. Até porque o album do xfactor, pra mim, não conta como primeiro álbum.

    Cara, essa mulher merece muito sucesso, eu vejo nela uma futura Kylie Minogue. Não sei, eu vejo ela é logo vem a Kylie na cabeça.
    Depois de ter visto esses vídeos e ter acompanhado o que o Guy sentia por ela, eu fico orgulhoso de dizer que eu vou acompanhar ela e a carreira dela até onde for!!!

    ResponderExcluir